Skip to content

Passo a passo dar entrada no seguro desemprego

2 minutos de leitura
2 minutos de leitura

Passo a passo dar entrada no seguro desemprego

É possível iniciar o procedimento online e ganhar tempo sem enfrentar as longas filas e o tempo de espera nas agências físicas.

Os trabalhadores que forem demitidos sem justa causa têm direito à um auxílio temporário para ajudar no seu sustento e de suas famílias.

O pedido pode ser iniciado de forma online com o preenchimento de algumas solicitações antes de ter que comparecer pessoalmente a uma agência do Ministério do Trabalho.

PASSO A PASSO PARA DAR ENTRADA NO SEGURO DESEMPREGO

  1. Acesse o site Emprega Brasil e clique em Cadastrar  no canto superior direito, pois será necessário preencher um cadastro inicial.
  2. A tela do endereço “acesso.gov” abrirá.
  3. Insira seus dados pessoais: CPF, nome, data de nascimento, nome da mãe, estado de nascimento, etc. Esses mesmos dados serão checados no Cadastro Nacional de Informações Sociais (Cnis). 
  4. Você será direcionado para outro questionário com cinco perguntas sobre seu histórico de trabalho, por isso é importante que esteja com a Carteira de Trabalho para responder às perguntas. Pelo menos quatro perguntas devem ser respondidas de forma correta para receber uma senha provisória, que deve ser trocada no primeiro acesso ao Emprega Brasil.
  5. Após realizar o cadastro, acesse a página do Emprega Brasil e selecione “Solicitar Seguro-Desemprego”.
  6. Preencha mais um cadastro – dessa vez, com informações pessoais e profissionais. Esse é o mesmo cadastro que, no passado, era preenchido pessoalmente nos postos do Sine. É necessário ter paciência, pois são oito páginas que devem ser preenchidas corretamente.
  7. Com esses dados, o sistema vai te mostrar vagas de emprego na sua área. 
  8. Depois você terá a opção de agendar interesse nas vagas e se inscrever em cursos de qualificação.
  9. Confirme sua intenção de solicitar o benefício do seguro-desemprego.
  10. Agende o comparecimento presencial para confirmar o cadastro e ter a liberação das parcelas do seguro.  
  11. O pagamento ocorre 30 dias após o preenchimento do documento pela internet – desde que a data agendada para o atendimento presencial não seja maior do que também 30 dias.  Nesse caso, o pagamento acontece na semana seguinte ao atendimento.

QUAIS DOCUMENTOS SÃO NECESSÁRIOS PARA SOLICITAÇÃO?

  • Guias do seguro-desemprego 
  • Cartão do PIS-Pasep, extrato atualizado ou Cartão do Cidadão;
  • Carteira de Trabalho e Previdência Social- CTPS (verificar todas que o requerente possuir);
  • Termo de Rescisão do Contrato de Trabalho – TRCT devidamente quitado;
  • Documentos de Identificação: Carteira de identidade; ou Certidão de nascimento; ou Certidão de casamento com o protocolo de requerimento da identidade (somente para recepção); ou Carteira nacional de habilitação (modelo novo); ou Carteira de trabalho (modelo novo); ou Passaporte ou certificado de reservista.
  • Três últimos contracheques, dos três meses anteriores ao mês de demissão;
  • Documento de levantamento dos depósitos do FGTS (CPFGTS) ou extrato dos depósitos ou relatório da fiscalização ou documento judicial (Certidão das Comissões de Conciliação Prévia / Núcleos Intersindicais / Sentença / Certidão da Justiça).
  • Comprovante de residência.
  • Comprovante de escolaridade.

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp

Você também pode gostar

Chamar um advogado
Olá, preciso da ajuda de um advogado!